terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PRESENTES QUE NÃO CUSTAM UM CENTAVO

Hoje estou preparando meu ânimo para enfrentar shopping lotado, ruas barulhentas, lojas cheias e o Jingobel repetitivo dos auto-falantes das ruas comerciais.


É verdade...nessa época a cidade fica mais bonita, as pessoas mais solidárias, o astral mais leve, um clima mágico paira no ar.
Mas não vejo essa maratona consumista, como adesão ao espírito natalino. Ainda assim, lá vou eu às compras, me juntar aos milhões que atendem às convenções de Noel.
Alguns velhos hábitos não conseguimos mudar de pronto, mas podemos acrescentar outros mais conscientes e aos poucos, costumes arraigados vão perdendo o sentido e ganhando luz nova, sob um novo entendimento.

...Devemos lembrar, mais que das compras, que a data é propícia para as famílias que realizam reuniões de estudos do Evangelho no Lar, oferecerem neste dia aos demais familiares a oportunidade de comemorar o Natal sem os exageros conhecidos. Participar da vida social normalmente, participando até das conhecidas brincadeiras de amigo secreto, almoço confraternativo na empresa também faz parte do nosso dia-a-dia terreno, porém , tendo sempre em mente a condição espírita: o Natal é uma alusão ao nascimento do Cristo e em nenhuma hipótese os exageros devam fazer parte de nossa vida e o nosso exemplo junto aos não espíritas poderá ser uma útil fonte para reflexões.[Fonte:CVDEE]

Há outros presentes que não exigem sacrifícios, mas ainda assim doamos menos que deveríamos. Vêm do melhor que pudemos ter em termos de desprendimento. A moeda de compra é a boa-vontade: podemos doar em qualquer lugar e à qualquer pessoa, sem uma data definida para fazê-lo. A luz que faz brilhar é a dos olhos da alma leve e a canção que não pára é a da fraternidade. E o retorno...Ah, esse é impagável.
Penso que esse é o espírito do verdadeiro Natal, em todos os dias do ano.

O PRESENTE ESCUTAR...Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.

O PRESENTE AFEIÇÃO...
Seja generoso com abraços, beijos, aperto de mãos, gestos de afeto. Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem por família e amigos.

O PRESENTE SORRISO....
Junte alguns desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será dizer, "Eu adoro rir com você."

O PRESENTE BILHETINHO...
Pode ser um simples bilhete de "Muito obrigado por sua ajuda" ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.

O PRESENTE ELOGIO...
Um simples e sincero, "Você ficou muito bem de vermelho", "Você fez um super trabalho" ou "Que comida maravilhosa" faz o dia de alguém.

O PRESENTE FAVOR...
Todo dia, faça algo amável.

O PRESENTE SOLIDÃO...
Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos. Seja sensível à esses momentos e dê o presente da solidão ao outro.

O PRESENTE DISPOSIÇÃO...
A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar-se à disposição de alguém, e isso não é difícil de ser feito.

4 comentários:

Postar um comentário

Nós sempre precisamos de amigos.
Gente que seja capaz de nos indicar direções, despertar o que temos de melhor e ajudar a retirar os excessos que nos tornam pesados.
É bom ter amigos.
Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos.

Seja sempre bem vindo, amigo(a).