sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A CRIANÇA E O CULTO DO EVANGELHO NO LAR

Convencer os pequenos a participarem do culto no lar, torná-lo um encontro harmonioso e um aprendizado para todos não é uma tarefa tão difícil assim.

Com um pouco de criatividade, boa vontade e paciência, os 30, 40 minutos que duram o estudo, se tornarão momentos bem agradáveis de encontro de toda família em torno do Evangelho de Jesus.

Alguns bons livros ensinam trazem histórias que enriquecerão bastante o Culto no seu lar, como o Histórias que Jesus Contou, Histórias que Vovó Contava, O Evangelho da Meninada, O Evangelho Segundo o Espiritismo para Crianças e tantos outros.
Prá quem gosta de inovar com música, já tem o CD do Momento Espírita para Crianças, com melodias divertidas e que falam ao coração, não só da gente miúda.

Por aqui na Net, encontrei algumas dicas bem legais, algumas já fiz e deram muito certo. Veja esse roteiro para crianças no blog Doutrina de Luz e a conscientizadora mensagem abaixo, que recebi da Lista Mensageiros:

O Culto do Evangelho no Lar é a reunião da família para o estudo do Evangelho de Jesus.
O Nosso Mestre Jesus, reunindo com os seus discípulos na casa de Pedro, em uma noite prateada de luar, imprimindo rumo edificante à conversação, convidou os familiares do apóstolo à meditação elevada, e desenrolando os escritos da sabedoria, abriu na Terra, o primeiro culto cristão do lar, conforme narrativas do Espírito de Neio Lúcio, no livro "Jesus no Lar".

O nosso orientador Emmanuel nos afirma: "Quando o Evangelho penetra o Lar, o coração abre mais facilmente a porta ao Mestre Divino.Tratando-se do estudo do Evangelho no lar, as crianças devem participar dessa reunião para iniciar desde cedo, o aprendizado das verdades eternas.

Sendo o lar "a primeira e a melhor escola onde recebemos as bases do sentimento para a formação do caráter", os princípios de responsabilidade serão consolidados pela compreensão dos ensinamentos evangélicos.
No ambiente do lar espírita, a evangelização da criança se processa através da orientação educativa oferecida pelos pais, o que se fundamenta no exemplo, nas palavras e nos atos, em todos os momentos da vida; garantindo uma percepção mais profunda dos problemas "do ser e do destino", considerando os valores morais.
Com as lições aprendidas na Escola de Evangelização Espírita e no Culto do Evangelho no lar, a criança será iniciada na aprendizagem dos ensinos de Jesus, preparando-se naturalmente para o estudo sistemático da ciência espírita.

Para suscitar o interesse das crianças, no horário do estudo do Evangelho no lar, devem ser estudadas as parábolas de Jesus, podendo também ser narradas histórias e cantadas músicas que lembrem as lições evangélicas.
Com este estudo metódico e perseverante, as crianças receberão as primeiras lições de moral, pois, será levado em conta o elemento espiritual nos fenômenos da vida, concorrendo assim, para a efetivação da educação integral.

Concluindo que o estudo da Doutrina Espírita constitui uma necessidade para o espírito humano, é imprescindível a sua continuidade, não somente no Centro Espírita, mas também em casa, porque além de contribuir para a ampliação do real conhecimento da vida verdadeira, envolve o lar em vibrações de paz e harmonia.
(De “Crianças e Jovens”, de Izabel Bueno)


Um lindo dia a todos!

5 comentários:

Postar um comentário

Nós sempre precisamos de amigos.
Gente que seja capaz de nos indicar direções, despertar o que temos de melhor e ajudar a retirar os excessos que nos tornam pesados.
É bom ter amigos.
Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos.

Seja sempre bem vindo, amigo(a).